SEMANA DO FRETE GRATUITO

Descubra qual a dieta ideal para você: que traga resultados, sem gerar sofrimento!

Como escolher a dieta ideal para você? A ansiedade já te impediu de ter sucesso em uma dieta?  A alimentação acontece todos os dias, várias vezes ao dia. Se for uma fonte de sofrimento, prejudicará sua qualidade de vida. Veja como escolher uma dieta que seja eficaz, sem gerar um grande desconforto:

Quando assumimos como objetivo o emagrecimento, é ilusão pensar que não haverão restrições na alimentação. E essas restrições não precisam ser encaradas como algo negativo.

Muitas vezes, dietas restritivas despertam Ansiedade e se tornam um peso no nosso dia a dia, mas é possível enxergá-las de outro ponto de vista.

Restrição alimentar significa simplesmente não exercer a liberdade plena na alimentação, ou seja, entender que não será possível comer tudo o que queremos e na hora que desejamos. Mas isso não necessariamente precisa ser objeto de sofrimento! 

Todos os dias, vivemos situações onde não exercemos a liberdade plena e isso não nos causa sofrimento, por já fazerem parte de nossa rotina. Por exemplo, se você sai para trabalhar de manhã, isso significa que em determinado horário você precisará acordar e ir trabalhar, portanto seu sono também sofre uma restrição diária, pois durante o seu horário de trabalho você não pode dormir.

Isso ocorre em muitas áreas da vida mas, quando chega na alimentação, enxergamos a restrição como o grande vilão do emagrecimento.

Para encontrar a dieta ideal para cada pessoa, é preciso entender quais tipos de restrição você estará disposto a encarar, contanto que não se tornem um motivo para se sentir ansioso.

O mais importante é pensar que qualquer dieta pode levar a um bom resultado desde que você tenha adesão a ela. E a adesão só acontece quando não há sofrimento, porque ninguém consegue permanecer em sofrimento a longo prazo. Portanto a melhor dieta é aquela que você consegue seguir.

Se você escolhe seguir uma dieta que, antes mesmo de começar, você percebe que não aguentará lidar com aquelas restrições, em pouco tempo você desistirá pensando que fazer dieta não funciona para você, quando na verdade o grande problema foi escolher a dieta errada.

A dieta não pode ser foco de ansiedade e sofrimento, ou ela terá efeito contrário. Muitas pessoas usam a comida como válvula de escape por não terem conseguido seguir uma dieta, ou simplesmente desistem de tentar emagrecer, por que seguiram a dieta da internet, ou da amiga, mas sem analisar se aquela dieta seria a ideal para elas.

Portanto, antes de decidir qual dieta fazer, ou se você já está em um processo de restrição alimentar, faça uma reflexão de como está sua alimentação hoje! Olhe para seu estilo de vida e procure uma dieta que se encaixe em sua rotina. Perceba sua relação com a comida, o quanto você está se restringindo na dieta e o quanto isso está fazendo bem ou mal para você. Essa é a maneira genuína de obter resultados e atingir seus objetivos!

Autora: Psicóloga Ana Helena Martins

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados